O assunto “Vinho´´ para algumas pessoas é algo misterioso e complicado. Tudo bem, se quizermos aprofundar no assunto realmente pode se tornar algo extenso, que exige estudo e conhecimento… sem dúvida alguma!
Para auxiliar àquelas pessoas que não tem tanto conhecimento e apenas gostam de tomar um bom vinho, resolvi listar algumas dicas básicas para ajudar na escolha quando se está de frente a uma prateleira no supermercado. Esta lista serve para que você tenha um mínimo de segurança e não jogue dinheiro fora comprando um vinho estragado ou de baixa qualidade.
Dicas:
O Vinho é um alimento perecível, portanto estraga
Aquela velha frase: “ Quanto mais velho melhor´´ definitivamente não se aplica a todos os vinhos. Nem todos os vinhos são beneficiados pelo envelhecimento. O envelhecimento proporciona a evolução dos componentes do vinho, mas é necessário ter estrutura de tanino e outros componentes para que o tempo seja benéfico e nem todos os vinhos têm este requisito. Portanto lembre-se : O vinho dura alguns anos na garrafa, mas pode estragar, principalmente se mal conservado.
Evite garrafas armazenadas de pé
Evite comprar vinhos que estão de pé na prateleira. Se a garrafa ficar muito tempo de pé, a rolha seca, e o oxigênio começa a entrar muito rápido, e o resultado: o vinho oxida e estraga.
Evite vinhos sem safra
Todos os vinhos têm safra (que é o ano em que a uva foi colhida). O motivo para os produtores não estamparem esta informação no rótulo, deve-se mistura de várias safras na intenção de resolver problemas de uma safra ou melhorar um vinho ruim.
Não compre vinhos com rolhas protuberantes
Quando a rolha está pressionando a cobertura de plástico ou chumbo que cobre o gargalo da garrafa, normalmente é porque houve algum tipo de fermentação dentro da garrafa, que não deveria acontecer, portanto uma coisa é certa: o vinho estragou. A rolha deve estar sempre alinhada ou um pouco abaixo da boca da garrafa, do contrário, não compre.
Rejeite garrafas com nível abaixo do pescoço
Se o líquido dentro da garrafa está abaixo do pescoço(a parte afunilada da garrafa), é porque algo aconteceu. Normalmente, é porque o vinho evaporou ou vazou. Portanto, sem chance: vinho estragado.
Examine a cor do vinho antes de comprá-lo
Quando o vinho oxidou ele fica muitas vezes com uma cor “estranha´´ e opaca. Portanto, examine a cor. A tonalidade marrom no vinho tinto demonstra que o líquido passou do ponto. Vinhos brancos que escureceram para um amarelo profundo ou para cor palha normalmente estragaram.
Você pode gostar de ler também:
Latest posts by Fernanda Rocha (see all)
- CalA�a Chino: o que A� e como usar - 7 de abril de 2014
- USANDO BEM O CINTO - 15 de abril de 2013
O que achou desse post? Comente
Por Fernanda , Diretora de Projetos e Desenvolvimento