O whisky mais famoso do mundo tem uma trajetória que poucos conhecem. Com quase dois séculos de sucesso, a história da Johnnie Walker começou em 1805, quando nasceu John Walker, filho de Alexander Walker e Elizabeth Gemmell, em uma cidade pequena na Escócia. Com a morte de seu pai, John teve que sustentar sua família e abriu uma mercearia com seu nome que vendia de tudo , inclusive algumas marcas de whisky. Utilizando toda sua habilidade, iniciou sua própria produção de whisky, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para aquela bebida que muitos já tinham hábito de comprar. Foi neste momento que ele deu o nome de Johnnie Walker. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai.
Alexander criou a garrafa quadrada e teve a idéia de colocar o rótulo inclinado. Seu whisky começou a ser distribuí-do pelo mundo. Alexander com seu tino comercial, conseguiu multiplicar o percentual de vendas, que passou para uma margem de quase 95%.
Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficava responsável pela produção do whisky e George montava sua rede de distribuição viajando pelo mundo.
Em 1908 nasceu um novo e poderoso ícone dessa história, o Striding Men, pelas mãos de Tom Browne, um cartunista que durante um almoço com os irmãos Walker, criava a figura do homem de cartola e botas que virou o famoso símbolo da marca.
Em 1920, podia-se encontrar os whiskies Johnnie Walker em 120 países. Ao longo de toda essa história, foram surgindo outros rótulos com diferentes nomes e sabores.
Como sinal qualidade e excelência, a Johnnie Walker é conhecida mundialmente e apreciada por muitas pessoas que dizem não viver mais sem o sabor de seus whiskies. A marca utiliza hoje em suas campanhas a frase: “Keep Walking” em inglês, que a fez tornar ainda mais famosa ao instigar as pessoas a não desistirem e continuar tentando, que é o espírito do homem Johnnie Walker.
Você sabia?
O RED LABEL é o whisky mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo.
Você pode gostar de ler também:
Latest posts by Fernanda Rocha (see all)
- CalA�a Chino: o que A� e como usar - 7 de abril de 2014
- USANDO BEM O CINTO - 15 de abril de 2013
O que achou desse post? Comente
Por Fernanda , Diretora de Projetos e Desenvolvimento