Se você costuma perceber a pele irritadiça, avermelhada ou com algumas lesões após o ato de fazer a barba, você pode estar com foliculite, que pode ser causada pelo encravamento dos pelos ou por fungos e bactérias.
Essa irritação causa coceira, bolhas amareladas que podem ser doloridas e, em muitos casos, podem deixar cicatrizes na pele.
Para ajudar a prevenir os desconfortos e problemas causados pela foliculite, damos algumas dicas.
– Procure sempre fazer sua barba no banho ou em saunas molhadas. O vapor ajuda a deixar o fio mais flexível, facilitando o corte e lesionando menos a pele. Alguns produtos próprios também ajudam no processo.
– Passe a lâmina sempre no sentido de crescimento do pelo.
– Evite passar a lâmina várias vezes no mesmo lugar. Isso diminui a lesão na pele e as possíveis aberturas para entrada de fungos e bactérias.
– Inicie seu barbear por cima. Costeletas, bigode, barba e, por último, a região do pescoço. Mantenha essa região bem úmida até o momento de barbear, pois é a que demora mais a ficar flexível o suficiente para o corte.
– Após o barbear, lave seu rosto com água fria e, se possível, com sabonete antiséptico, que fecha os póros e higieniza a região.
Se sua pele já está irritada ou com uma foliculite em estágio avançado, procure seu dermatologista.
Imagem: Reprodução.
Você pode gostar de ler também:
Latest posts by Fernanda Rocha (see all)
- CalA�a Chino: o que A� e como usar - 7 de abril de 2014
- USANDO BEM O CINTO - 15 de abril de 2013
O que achou desse post? Comente
Por Fernanda , Diretora de Projetos e Desenvolvimento